[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» TURISMO E LAZER - VISITAS Pub

Pub

   
  Visitas

»» Mosteiro da Batalha
Dir-se-ia obra de bordadeiras, tal é a intensidade do rendilhado da pedra de lioz do Mosteiro da Batalha, símbolo marcante da Dinastia de Aviz, um dos melhores exemplos da arte gótica portuguesa e uma das obras mais importantes da nossa arquitectura.

»» Grândola – Gastronomia, Vinhos e Artesanato
A gastronomia local pauta-se pelas influências do litoral e do interior alentejano, resultando numa deliciosa miscelânea culinária. Por um lado, temos os pratos de peixe e marisco, resultado das actividades piscatórias artesanais, sobressaindo as sopas e massas de peixe e marisco, os ensopados e as caldeiradas, não esquecendo as famosas enguias.

»» Camilo Castelo Branco em Ribeira de Pena
Evocando a passagem de Camilo Castelo Branco pelas terras de Ribeira de Pena, a Câmara Municipal elaborou, em tempos, um interessante roteiro cultural que mostra sete locais referenciados nas obras deste vulto da literatura portuguesa: a Ponte de Cavês (localizada no concelho de Cabeceira de Basto), e a casa onde viveu em Friúme, a Igreja matriz do Salvador (onde casou), a Capela de Nossa Senhora da Guia, a Capela da Granja Velha, a Ponte de Arame e a Casa do Barroso (estes seis localizados no concelho de Ribeira de Pena).

»» Miguel Torga e S. Leonardo de Galafura
São Leonardo de Galafura era, indubitavelmente, um dos locais predilectos de Miguel Torga para observar, admirar e inspirar-se no rio Douro.
Quem visita este fantástico miradouro, localizado em plena
Região Demarcada do Douro, num monte constituído por sílex e quartzo (e habitado, em tempos idos, por romanos e mouros), pode ler, numa placa em azulejos e noutra em metal, um pequeno extracto da obra «Diário XII»:

»» O lugar da fé em Balsemão
A Capela de São Pedro de Balsemão foi um importante centro religioso no norte do país. O acesso é simples, embora mal indicado. Fica apenas a 3 kms de Lamego. (…) Seguindo as placas que indicam Balsemão, pelo caminho municipal, apreciem-se as belas vistas de montanha, onde as vinhas se erguem nas encostas do rio Balsemão.

»» Valpaços – Terras de cerejas, castanhas e não só…
Os horizontes abertos de um dos mais ricos celeiros da região transmontana. O sabor do pão, dos enchidos, do azeite e dos seus famosos vinhos de mesa. Depois, passo a passo, surgem as emoções da caça, os núcleos castrejos e as pontes romanas, ou o prazer da pesca à truta.

»» Boticas - Região do Barroso
BOTICAS – Porta aberta ao Barroso, às suas gentes e às suas tradições. Aqui há repouso, saúde e férias nas termas de Carvalhelhos. Há festas, gastronomia, vinhos “mortos”, minas de ouro romanas e, à sua espera, rios cheios de trutas.

»» E de Ponte se fez Vila (Ponte de Lima)
Auto-proclamada como a mais antiga vila de Portugal, segundo Foral assinado em 1125 pela condessa D. Tareja [D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques], Ponte de Lima é uma beleza constante ao sol e à chuva. No início da última década do milénio passado, a Assembleia Municipal da vila minhota recusou a elevação à categoria de cidade, carregando o lema de que «mais vale ser uma grande vila do que pequena cidade». Quando se entra na capital da Ribeira Lima, a ideia de um dia se poder ver aquele sítio maravilhoso deturpado por um progresso mal entendido arrepia.

»» Aveiro - da Arte Nova e de outras artes
Não podemos esquecer-nos que Aveiro é conhecida por ser a Veneza Portuguesa, devido aos inúmeros canais da Ria de Aveiro – região lagunar do Rio Vouga - que atravessam a cidade, e por onde se podem realizar alguns passeios inesquecíveis, nos tradicionais barcos moliceiros (antigamente usados na apanha do moliço - nome dado às plantas aquáticas colhidas para serem usadas na adubação das terras para a agricultura – mas que hoje são quase exclusivamente utilizados para fins turísticos).

»» Fósseis e moinhos
A pouco mais de vinte minutos do Porto, saindo da A4 rumo a Valongo e entrando na ENI5 em direcção à freguesia de Campo, situa-se o Parque Paleozóico, nas serras da região de Valongo, Pias e Santa Justa. O centro interpretativo é o primeiro local a visitar. Localizado num antigo moinho, este centro ajuda o visitante a compreender o que vai poder ver no passeio. Na área do parque há três percursos. Várias marcas assinalam o caminho a seguir.

 

Poderá gostar também de...

»» Sugestões de Passeios
Do granito à casa do lince, Para Sul, à Costa Azul, Pelas fortalezas marítimas de Cascais, Guimarães - O património de uma Nação, Vinho com história, Por terras de fortes tradições, Com Meca aqui ao lado, Da Beira do Dão e do Viriato, As Amendoeiras em flor, Por miradouros até às Fisgas de Ermelo, Pela costa Alentejana, Das terras do Magriço aos socalcos do Douro, Nas linhas de Riba-Côa, As salinas de Rio Maior, Da Freita à Misarela, Os megalitos de Évora, Um Algarve desconhecido,

»» Outras sugestões
Região Demarcada do Douro - Douro Património Mundial, Caminhos de Santiago, O Caminho Português de Santiago, Termas e Caldas em Portugal, Levadas da Madeira,...

»» Sugestões de Rotas
8 rotas: das artes ao vinho (Rota do Fresco, Rota do Contrabando, Rota dos Dinossauros, Rota das aldeias do xisto, Rota dos moinhos da água, Rota do Vinho do Porto, Rota dos Escritores)... Rota de Vinhos da Península de Setúbal,

Enviar informações sobre estes assuntos>>>>>

  Gosta da página? Partilhe!

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster