[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» TURISMO E LAZER - PASSEIOS Pub

Pub

   
  Passeios - Ver «mapas» dos passeios>>>


»»
Do granito à casa do lince
É entre a Beira Baixa e o Alto Alentejo, junto a uma albufeira de águas calmas, rodeada de prados e ainda com a silhueta da Gardunha a rasgar o horizonte um pouco mais a norte que começa este passeio. À sua volta a festa dos sons é feita no tilintar dos chocalhados das ovelhas (cujo leite dá origem ao famoso queijo de Castelo Branco) e do bater do bico das gralhas e cegonhas que vigiam, em voos rasantes, toda a área envolvente da Barragem da Marateca.

»» Para Sul, à Costa Azul
Assim, sugerimos-lhe que «… parta à descoberta dos múltiplos encantos de que está recheada a Rota de Vinhos da Costa Azul. (…) Não é de praias que falamos aqui, por muito boas e bonitas que a região as tenha, da Caparica à do Cavalo, encostada ao Cabo Espichel, passando pelas do Portinho e Figueirinha, já na Arrábida, parque natural. «Estamos em Azeitão, Palmela e Setúbal, terras mães de todos os vinhos: brancos, espumantes, rosés, tintos e generosos», escreveu David Lopes Ramos.

»» Pelas fortalezas marítimas de Cascais
Vamos à descoberta das antigas fortalezas que pertenceram ao sistema de defesa da entrada do porto de Lisboa, que ia de Belém ao Guincho, dispositivo este mandado criar ao tempo de D. João IV.

»» Guimarães - O património de uma Nação
Inicie-se o percurso fora da muralha, no Largo da República do Brasil, visitando a Igreja dos Santos Passos dedicada a S. Gualter - patrono das festas da cidade. Setecentista, este templo apresenta a mistura arquitectónica do período entre D. João e D. Maria. No seu interior, o destaque vai para a magnífica via-sacra de gravuras policromas francesas emolduradas a madrepérola. Siga-se pela Avª Alberto Sampaio até ao Largo Condessa Mumadona, apanhando o caminho pedonal que vai até ao Paço dos Duques de Bragança.
»» Vinho com história
«A paisagem é uma paleta de cores entre o verde e o amarelo, o castanho e o avermelhado. O Alto Douro Vinhateiro corresponde apenas a 24600 ha da mais antiga região demarcada do mundo e é, desde o ano 2000, Património da Humanidade. Sobre a obra do rio Douro e seus afluentes, o homem transformou, a pulso, montanhas de xisto em terras de cultivo em terraços. Dividida em Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior, esta região engloba as denominações «Porto» e «Douro», para néctares extraídos de centenas de castas das quais ressaltam a Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão.
»» Por terras de fortes tradições
»» Com Meca aqui ao lado
»» Da Beira do Dão e do Viriato
»» As Amendoeiras em flor

»» Por miradouros até às Fisgas de Ermelo

»» Pela costa Alentejana

»» Das terras do Magriço aos socalcos do Douro

»» Nas linhas de Riba-Côa

»» As salinas de Rio Maior

»» Da Freita à Misarela

»» Os megalitos de Évora

»» Um Algarve desconhecido

 

Poderá gostar também de...

»» Sugestões de Visitas
Visitas Virtuais a Monumentos Portugueses, Mosteiro da Batalha, Grândola – Gastronomia, Vinhos e Artesanato, Camilo Castelo Branco em Ribeira de Pena, Miguel Torga e S. Leonardo de Galafura, S. Pedro de Balsemão - Lamego, Valpaços - terra de cerejas, castanhas e não só, Boticas - Região do Barroso, Trás-os-Montes, E de ponte se fez Vila, Ponte de Lima - Minho, Da Arte Nova e de outras artes, Fósseis e moinhos, Igreja de S. Francisco, Berço de pedra, ...

»» Outras sugestões
Região Demarcada do Douro - Douro Património Mundial, Caminhos de Santiago, O Caminho Português de Santiago, Termas e Caldas em Portugal, Levadas da Madeira,...

»» Sugestões de Rotas
8 rotas: das artes ao vinho (Rota do Fresco, Rota do Contrabando, Rota dos Dinossauros, Rota das aldeias do xisto, Rota dos moinhos da água, Rota do Vinho do Porto, Rota dos Escritores)... Rota de Vinhos da Península de Setúbal,

Enviar informações sobre estes assuntos>>>>>

  Gosta da página? Partilhe!

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster