[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Festas e Romarias de Portugal (2) Pub
Pub    
 

Festas e Romarias de Portugal por regiões(continuação)


« (...) À missa, à procissão, à feira e ao foguetório acrescentam um concerto de música de baile, um sarau cultural, um cortejo histórico ou etnográfico, uma exposição de artesanato, um festival gastronómico, uma prova de motociclismo.

Certas festas começam a integrar demonstrações de si próprias. Cortejos etnográficos e museus de santuários de romaria encenam quadros de festividades tal como se faziam no tempo dos nossos avós, e alguns agrupamentos folclóricos empenham-se na ressurreição de modos de festejar caídos em desuso.

Transformadas em manifestações da «cultura tradicional» num mundo em que a «cultura» e a «tradição» são mercadorias estimadas, várias festas capitalizam assim esse valor em seu proveito.»
João Vasconcelos
In GUIA Expresso “O melhor de Portugal” – 12 – Festas, Feiras, Romarias, Rituais


Douro Litoral
» Romaria ao Senhor da Pedra - Imagens da Romaria ao Senhor da Pedra em 1912
Miramar - Gulpilhares - Vila Nova de Gaia
A Romaria ao Senhor da Pedra é, sem dúvida, a mais típica das romarias de Vila Nova de Gaia. É uma festa cuja origem se perde no tempo, e que se realiza, anualmente, nos terrenos arenosos das praias de Miramar (freguesia de Gulpilhares), na capelinha junto ao mar, no Domingo da Santíssima Trindade, prolongando-se até Terça-Feira seguinte, dia em que se realiza a procissão, ponto alto das festividades.
» Festa da Bugiada
São João de Sobrado (Valongo)
O Bugio vai ter uma casa-museu. É uma forma de guardar a memória da festa do São João de Sobrado (Valongo) que atrai multidões e assenta no simulacro da luta entre bugios e mourisqueiros, com grande riqueza de indumentárias e costumes. Quem nunca assistiu às bugiadas de Sobrado poderá ficar surpreendido. Desde logo porque, aqui, tudo funciona ao contrário. O Bem é de costumes ousados, veste mal, é malcriado e sujo. São os Bugios. O Mal é asseado, com roupas alinhadas, ordeiro. São os Mouriscos. Subvertida a ordem, começa a festa.
» Festa das Fogaceiras
Sta Maria da Feira
Segundo a tradição, a Festa das Fogaceiras  teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, quando, em 1505, as terras de Santa Maria foram assoladas por um surto de peste e o povo prometeu que, em troca de protecção, ofereceria ao santo, todos os anos, o pão doce chamado fogaça.S. Sebastião tornou-se assim o santo padroeiro de todo o condado da Feira. No entanto, o povo deixou de satisfazer a promessa que lhe fizera, tendo deixado de fazer a entrega da fogaça entre 1749 e 1753. Mas, porque a peste regressou às terras de Santa Maria nesse período, a tradição voltou a cumprir-se, sem nenhuma outra interrupção até à actualidade.
 
Beira Alta
» Romaria de Nossa Senhora da Lapa
Sernancelhe
A Romaria da Nossa Senhora da Lapa é das mais importantes da Beira Alta, com os seus momentos alto a 10 de Junho, 15 de Agosto e 8 de Setembro. O dia começa com a saída do andor para uma pequena capela setecentista em torno da qual se aglomeram milhares de peregrinos. Situado entre Aguiar da Beira e Sernancelhe, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa fica na aldeia da Lapa (acesso a partir de uma derivação para poente da EN 226, Trancoso-Moimenta da Beira). O santuário, classificado IIP, data do séc. XVII, sendo o culto muito anterior. A imagem original teria sido escondida numa gruta (lapa) no século X, quando das arremetidas do califa de Córdova.
 
Beira Baixa
» Festa de Santa Luzia
Castelejo
As Festas de Santa Luzia realizam-se a 15 de Setembro no santuário homónimo, situado numa colina sobranceira à aldeia de Castelejo (10 km a poente do Fundão). E, juntamente com a Senhora do Almortão (Idanha-a-Nova) e a Senhora das Dores (Paul), uma das grandes romarias da Beira Baixa. A capela data do séc. XVIII e do seu adro contempla-se a vertente ocidental da Serra da Gardunha. São bem visíveis as antenas colocadas por cima de Castelo Novo, situada na vertente contrária.
» Festa das Cruzes
Monsanto
O Pico onde se situa Monsanto (758 m) domina a planície em redor, tendo por isso sido habitado desde tempos remotos. As casas, em granito, trepam pelo Monte acima. A aldeia é dominada pelo castelo, conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques em 1165 e doado por este aos Templários. A partir do séc. XVII foi adaptado ao uso da artilharia e desempenhou papel importante nas sucessivas guerras com Castela, dada a sua posição alcantilada e a proximidade da fronteira.
 
» Antigamente era assim... imagens de Festas, Feiras e Romarias de tempos idos>>>
 

<<<Página anterior +++++ Página seguinte>>>

  Gosta da página? Partilhe!

Pode conhecer outras Festas >>>


Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster