[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Portugal e a antiga divisão em Províncias ou "regiões naturais" >> Douro Litoral Pub
Pub    

 

DOURO LITORAL

Portugal e a antiga divisão em Províncias ou "regiões naturais" - Douro LitoralRegião do Norte de Portugal e uma das onze províncias tradicionais. Ocupando a parte inferior da bacia do rio Douro, compreende o distrito do Porto e alguns concelhos dos distritos de Aveiro e de Viseu.

Tendo sido, juntamente com outras, criada como província tradicional portuguesa em 1936, embora extinta formalmente em 1976, a região do Douro Litoral confina com as regiões do Minho, a norte; de Trás-os-Montes e Alto Douro, a leste; da Beira Alta, a sudeste, e da Beira Litoral, a sul, sendo banhada pelo oceano Atlântico, a oeste.

» Grupos de Folclore
» Grupos de Música Popular Tradicional
» Grupos de Gigantones e Cabeçudos e de Mascarados
» Grupos de Cante Alentejanos
» Grupos de Zés P'reiras
» Grupos de Cantadores ao Desafio


Compreende vinte e quatro concelhos distribuídos pelos distritos do Porto (18 concelhos), de Aveiro (4 concelhos) e de Viseu (2 concelhos), abrangendo uma área de 3334 km2.

O rio Douro é a espinha dorsal de toda a hidrografia da região, nele confluindo numerosos rios e ribeiros. É também nas suas margens que se situam os aglomerados populacionais mais significativos, com destaque para o Porto e para Vila Nova de Gaia.

A área metropolitana do Porto concentra a maior parte da população e da actividade económica. A indústria, voltada para a exportação, constitui a principal actividade económica da região. O comércio e os serviços têm registado um franco progresso nas últimas décadas, fruto do desenvolvimento das acessibilidades e da elevação do nível de vida da população. O sector primário, com destaque para a agricultura, tem evoluído no sentido da especialização das culturas, mas a grande fragmentação da propriedade constitui um obstáculo a uma maior modernização e uma maior competitividade. Neste capítulo, são de destacar as produções de vinho verde, produtos hortícolas e frutas.

O Douro Litoral apresenta, nos seus principais pratos típicos, os rojões, habitualmente servidos com tripas enfarinhadas e sangue salteado, vários pratos de bacalhau, com destaque para os bolinhos, a mais recente, mas nem por isso menos conhecida, francesinha e as tripas à moda do Porto; lampreia, sável e sardinhas assadas; o arroz "malandrinho", de feijão ou de legumes variados, servido com filetes de pescada fresca ou polvo; as rabanadas, o leite-creme queimado e o Vinho do Porto, entre outros.

Esta região é muito rica em achados arqueológicos de toda a ordem. Encontram-se estações da época paleolítica, dólmenes, vestígios de indústrias mesolíticas, gravuras rupestres, castros e citânias. É também aqui que se situam algumas das maiores descobertas de peças de joalharia primitiva. Salientam-se o tesouro de Gandeiro, em Amarante; as arrecadas de ouro do Castro de Laundos, na Póvoa de Varzim, e os ouros de Estela, em Vila do Conde.

Douro Litoral. In Diciopédia X [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2006. ISBN: 978-972-0-65262-1
  Gosta da página? Partilhe!

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster