[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Pessoas ligadas ao Folclore, à Etnografia, à Cultura Popular Portuguesa>> Salvador Parente Ribeiro Pub
Pub    
  Salvador Parente Ribeiro

Nasceu em Águas Santas, freguesia de S. Tomé do Castelo, concelho de Vila Real, em 1.2.1934. Ingressou no Seminário de Vila Real em 1944 e concluiu o curso Teológico em 1956. Logo nesse ano foi prefeito e professor de Latim, Matemática e Educação Física, no Seminário Diocesano de Figueira da Foz (até 1958). Foi ordenado em 1958 e desde esse ano até 1967 foi pároco de Vale de Nogueiras (Panóias). Em 1962, com a abertura do Externato Liceal Fernão de Magalhães, em Sabrosa, foi nomeado Prof. de Matemática, Físico Químicas e Educação Musical. Em 1967 foi nomeado pároco de Vilarinho de S. Romão. Dois anos depois (1969) foi transferido para a Paróquia de Provesende e S. Cristóvão do Douro (que lhe era anexa).

Em 1972 foi nomeado Professor Oficial de Educação Musical e de Português. Em 1973 frequentou a Universidade Católica de Braga. No ano seguinte pede a transferência para a Faculdade de Filosofia do Porto, obtendo o bacharelato, em 1976. Em 1977 fez estágio para o Magistério do 1.° grupo, na Escola Preparatória Diogo Cão, de Vila Real. Em 1978 termina o estágio e passa a prof. efectivo do 1.° grupo na Escola de Tabuaço. Em 1979 transita para a Escola Preparatória Ferrão de Magalhães, em Sabrosa. Nesse mesmo ano conclui a licenciatura em Filosofia (9.7.79). Em 1984 é nomeado pároco da Freguesia de Andrães, em Vila Real e passa a Prof. efectivo do 1.° Grupo da Escola Mon. Jerónimo Amaral, ensinando Português.

Em 1985 funda e coordena o jornal escolar: A Garotada, da responsabilidade organizativa do Clube Etnográfico. Em 1995 aposentou-se do ensino e foi nomeado pároco de Abaças (anexa a Andrães). Em 1997 passa a leccionar Português no Seminário de Vila Real. No mesmo ano foi elevado à dignidade de Monsenhor.

É autor das seguintes obras: Cancioneiro Transmontano 1 - Cantigas da Roda - Ed. C.M. Vila Real. Tem preparados: II Cancioneiro Agrícola e III Miscelânea), 1989; Contos tradicionais transmontanos, 1993; Cantares do Marão, 1994; Rudes Penedias (recolha de tradições, costumes e expressões idiomáticas regionais que vem fazendo desde 1991 e que está a ser publicada pela Telhes. serviços Municipais de Cultura).

Tem várias obras inéditas, mas já tituladas: Justiça dos Homens; O Emigrante; Mais um copo; Onde há galo e canta a Galinha; Um médico distraído; A Mourinha de Provesende; Quadros Infantis; O Tanha; Poesia; Ditados Populares (30.165, portugueses e brasileiros) e Exemplos edificantes.

Tem colaboração assídua na imprensa regional e fez inúmeras palestras, debates, colóquios, sobre cultura popular transmontana.

Fonte: Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, coordenado por Barroso da Fonte

  Gosta da página? Partilhe!

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster