[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Pessoas ligadas ao Folclore, à Etnografia, à Cultura Popular Portuguesa>> Altino Moreira Cardoso Pub
Pub    
  Altino Moreira Cardoso

Nasceu em 8.12.1941, na freguesia de Loureiro, concelho de Peso da Régua. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Coimbra, em 1969. Frequentou, ao mesmo tempo, como elemento da Tuna Académica e do Conjunto de Câmara Carlos Seixas, o Conservatório de Música de Coimbra, na especialidade de Violino. (...) A sua tese de licenciatura versou a Obra de um poeta da ‘Presença’: Afonso Duarte.

Concluído o Curso de Ciências Pedagógicas (também na Fac. de Letras da U.C.), seguiu o Ensino Secundário, com Estágio e Exame de Estado no Liceu Normal de D. João III, em Coimbra (1972). Trabalhou em algumas escolas secundárias, entre as quais: Colégio de Porto de Mós, Liceu de Vila Real, Liceu da Amadora, Liceu de Queluz (efectivo 1973-2002). Em complemento da actividade pedagógica tem elaborado e editado diversos trabalhos, de que se cita a obra sobre estratégia de preparação de EXAMES (1996), adoptada no ensino universitário (Univ. Internacional).

É autor de centenas de canções (algumas registadas na SPA), entre as quais músicas para: a Infância, os poetas portugueses, a História de Portugal, os Contos Populares, a “MENSAGEM” de Fernando Pessoa... Alguns conjuntos (populares, corais e instrumentais) têm utilizado e gravado canções suas, nomeadamente o Regional Duriense, os Rabelos do Douro, a Tuna da Escola Sup. Agrária de Santarém, o Orfeão de Leiria. (...)

Como jornalista, colaborou na revista Música & Som (1976-1979) e, com funções directivas, na Tribuna de Queluz, no Jornal da Amadora e no Jornal de Queluz.

Fundou e dirigiu o Jornal Amadora-Sintra (1991-2003. Mantém as Edições Amadora-Sintra. (...)
in: DICIONÁRIO DOS MAIS ILUSTRES TRANSMONTANOS (adapt) - J. Barroso da Fonte

ALGUMAS OBRAS MAIS RECENTES: O HOMEM DO DOURO NOS CONTOS DE JOÃO DE ARAÚJO CORREIA (2000); MANUEL DO MUNDO (teatro) (2003); O PODER MATRIARCAL NO DOURO, SEGUNDO AGUSTINA (Confer. na Casa do Douro, homenageando Agustina); O UNGIDO DE DIÓNISOS E OUTROS ENSAIOS (2003); PADRE MINHAVA - O HOMEM E O MÚSICO (Homenagem na Câmara de Mondim de Basto, 2004); SEMINÁRIO DE DIAMANTE (2006); HEITORZINHO DE LOUREIRO, PAIXÃO E SANTIDADE (drama) (2010); AFONSO HENRIQUES, NO DOURO NASCIDO EDUCADO (jornalismo histórico) (2010); D. AFONSO HENRIQUES – OS MISTÉRIOS E A LÓGICA (2011); ACESSO A FERNANDO PESSOA (2000 - 2ª ed. em publicação);

OBRAS DE CARÁCTER ETNOGRÁFICO E MUSICAL: CANÇÕES PARA TODAS AS ESCOLAS (1977 - 2ª ed. em preparação); MÚSICAS PARA A MENSAGEM DE FERNANDO PESSOA (2004 - 2ª ed. em preparação); CANCIONEIRO SALOIO (2005); GRANDE CANCIONEIRO DO ALTO DOURO I (2006): - Cantigas da Vinha; GRANDE CANCIONEIRO DO ALTO DOURO II (2007): - Tunas Rurais - Cantares Religiosos - Rimances - Desgarradas - Avulsas; GRANDE CANCIONEIRO DO ALTO DOURO III (2009): - As cantigas em contexto: histórico, duriense, poético, musical e europeu; CANCIONEIRO ANCESTRAL BARROSÃO (2011) - em colaboração com o Padre António L. Fontes; RIMANCEIRO DO ALTO DOURO (2011).

EM PREPARAÇÃO: CANÇÕES DAS ESCOLAS TRADICIONAIS (2011); CONTOS TRADICIONAIS DRAMATIZADOS (operetas) (2011); MÚSICAS PARA A HISTÓRIA DE PORTUGAL; MÚSICAS RELIGIOSAS; MUSEU SALOIO (Álbum fotográfico legendado, em colaboração com algumas Associações Culturais de Sintra).

  Gosta da página? Partilhe!

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster