[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
  Pub
»» MUSEUS ETNOGRÁFICOS / REGIONAIS ou NÚCLEOS MUSEOLÓGICOS  
Pub MUSEU
 

«Um local ou edifício vocacionado para o armazenamento e exibição de obras de arte, de espécimes científicos ou de outros objectos de importância cultural;
Na Grécia antiga, o mouseion era o templo dedicado às Musas. Na Renascença, o termo museu era aplicado à sala onde um sábio examinava e estudava a sua colecção de relíquias da antiguidade. A noção de uma colecção nacional ou estatal que podia ser visitada pelo público em geral só se concretizou em resultado da Revolução Francesa e da abertura da Louvre Gallery, em 1793. Mas recentemente, os museus procuram combinar as suas acções culturais e de conservação com uma abordagem que seja, para o visitante comum, mais recreativa e apelativa.»
Fonte: Enciclopédia Universal Multimédia da Texto Editora (1997)

»» Museus com "sítio" na web

 

«Aquilo a que se convencionou chamar Cultura Popular viu alguns dos seus conteúdos vertidos em colecções etnográficas e em museus etnográficos. Este movimento de cristalização da Cultura Popular conheceu alguns momentos especialmente significativos ao longo deste século, em particular em Portugal.

»» Museus sem "sítio" na web

Museu de Arte Popular - LisboaMuseu
de
Arte Popular


Associação Nacional de Municípios Portugueses
Municípios com Museus>>>


Um desses momentos prende-se com a actividade desenvolvida por um grupo de investigadores intimamente associados à realização do que actualmente se chama Museu Nacional de Etnologia. No entanto, antes dessa fase é possível descortinar outras etapas importantes no processo de valorização da Cultura Popular. Tal é o caso dos processos da utilização nacionalista dos símbolos e dos objectos de cultura popular realizados pelo Estado Novo, em especial ao longo dos finais da década de 30 e no decénio seguinte. O Museu de Arte Popular nasce nesta sequência e permanece até hoje inalterado em muitas das suas características. Mais recentemente é possível observar um movimento endógeno de preservação da herança da cultura popular, especialmente no que respeita à cultura material dos meios rurais que vão deixando de o ser.»

(Sérgio Lira, in «Colecções Etnográficas e Museus Etnográficos: objectos e memórias da Cultura Popular» - comunicação apresentada ao Congresso de Cultura Popular  na secção Etnografia e Património Etnográfico, Maia, Dezembro de 1999 - Resumo)

Ler texto na íntegra

 

TEXTOS RELACIONADOS

»» Em Fátima: Casa-Museu de Aljustrel é um espaço etnográfico
Milhares de peregrinos de todo o mundo afluem todos os anos ao Santuário da Cova da Iria, em Fátima. Não raras as vezes, as estradas assemelham-se a carreiros de formigas laboriosas que rumam àquele local de culto e meditação. A escassa distância situa-se a pequena aldeia de Aljustrel que foi terra natal dos videntes. As suas casas encontram-se preservadas e, para além da sua envolvente mística, constituem um valioso testemunho do modo de vida no início do século XX.
»» 20º Aniversário do Museu de Arte Sacra e Etnologia – Fátima
Dr. Gonçalo Cardoso - Director do Museu de Arte Sacra e Etnologia - Fátima
»» Museu do Traje de Viana do Castelo: o Museu como forma de conhecer o território concelhio
Dr. João Alpuim Botelho - Director do Museu do Traje de Viana do Castelo


Envie-nos informações sobre Museus Etnográficos / Regionais

  Gosta da página? Partilhe!

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster