[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Informações Técnicas Pub

Pub

 

 
 

Preparação e realização de
Festivais de Folclore

José Pinto

III.- ORGANIZAÇÃO



4.- Publicação de um Livro ou Brochura

Considero de muita importância a publicação de um pequeno livro ou brochura (sugiro tamanho A5) por ocasião da realização do Festival de Folclore. Este deve conter, essencialmente:

  • uma mensagem inicial do Grupo organizador;
  • o historial e foto de cada Grupo participante;
  • informações sobre aspectos culturais da localidade/região onde o grupo organizador está inserido (breve monografia local);
  • mensagens de responsáveis por organismos ou entidades públicas/privadas;
  • o programa completo do Festival;
  • publicidade relativa às empresas e entidades que apoiaram, de qualquer forma, a realização do Festival;
  • etc.

A capa deve ser – se houver disponibilidade financeira para tal - a cores, e reproduzir, tanto quanto possível, o Cartaz do Festival, para que haja uma uniformidade gráfica. As páginas interiores podem ser apenas a uma cor: preta.

É necessário ter muita atenção aos textos publicados, para que não fiquem gralhas tipográficas e muito menos erros ortográficos ou gramaticais.

Este é um documento importante, não só para os arquivos do Grupo organizador e dos restantes Grupos participantes, mas também porque é um registo escrito que fica para as gerações futuras!

Por outro lado, a publicação de um livro deste género transmite um certo “profissionalismo” que importa mostrar à comunidade local e aos Grupos que nos visitam.

Há Grupos que distribuem as brochuras, gratuitamente, antes do início do Festival, enquanto que outros aproveitam para angariar fundos com a venda das mesmas, ainda que a preço simbólico.

5.- Convites

Com o aparecimento do correio electrónico (vulgarmente conhecido pelo neologismo ‘email’), hoje em dia é muito fácil, rápido e gratuito fazer chegar a milhares de pessoas, residentes em qualquer parte do mundo, um convite para assistir a um Festival de Folclore ou a qualquer outra iniciativa.

Assim, dada a facilidade, a rapidez e a inexistência de custos, este meio deve ser aproveitado para fazer chegar ao maior número possível de pessoas um convite, o que poderá levar a um aumento do número de assistentes no Festival de Folclore, o que é sempre bom!

No entanto, para as entidades oficiais, patrocinadores (instituições, empresas ou personalidades…) não é adequado, nem correcto do ponto de vista protocolar, enviar-se um convite através do correio electrónico, antes deve ser enviado via CTT, com alguma antecedência e, se possível, acompanhado de alguma informação complementar sobre o Festival de Folclore.

Não esquecer de, no final do texto-convite (normalmente com um tamanho de letra mais reduzido), pedir confirmação da respectiva presença, ou de representante, devendo ser disponibilizado um ou mais meios de contacto: telefone e/ou correio electrónico do Grupo organizador ou de um dos seus responsáveis.


<<<Página anterior +++ Página seguinte>>>
 

Também poderá gostar de ler sobre...
»» O que são e para que servem os Festivais de Folclore?
 

 
  Gosta da página? Partilhe!
Google

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster