[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Informações Técnicas Pub

Pub

 

 
 

Preparação e realização de
Festivais de Folclore

José Pinto

III.- ORGANIZAÇÃO

2.- Divulgação

Se um Festival de Folclore, independentemente da maior ou menor qualidade dos Grupos participantes, do local, da data e/ou do horário de realização, não for devidamente publicitado ou divulgado, corre o sério risco de não ter o número de assistentes que, com certeza, merecerá ou, pelo menos, os seus organizadores desejarão.

Assim, e para além da existência de um Cartaz, conforme já foi referido anteriormente, é importante que o Grupo organizador promova a realização do Festival de Folclore junto dos órgãos de Comunicação Social (escrita, falada e televisionada), local, regional e, se possível, nacional.

A partir do momento em que a maior parte dos aspectos relacionados com a realização do Festival de Folclore estejam definidos, importa começar a divulgá-los junto dos potenciais assistentes, através de todos os meios ao alcance dos organizadores.

Assim, será necessária a elaboração de notícias e o respectivo envio para os órgãos de Comunicação Social, pelo menos em três momentos: com alguma antecedência (desde que se saiba, pelo menos, a data de realização) e na semana ou quinzena anterior (vai realizar-se!) e na semana ou quinzena seguinte (realizou-se!).

A divulgação do mesmo, com bastante antecedência (e renovada periodicamente) no website ou no blogue do Grupo organizador também não pode ser esquecida. É importante que não seja apenas utilizado texto, mas também imagens, ainda que de anteriores edições do Festival de Folclore e não retiradas de qualquer outro sítio.

3.- Cartaz de divulgação do Festival

O Cartaz é, quase sempre, a primeira imagem pública de um Festival de Folclore.

Ora, como um dia alguém disse, “Nunca teremos uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão”. Assim, importa apresentar um Cartaz esteticamente correcto (isto é, bonito!) e adequado à iniciativa, e assim possa contribuir para que um maior número possível de pessoas assista ao Festival de Folclore.

Uma imagem (fotografia ou outra) relacionada com a cultura popular tradicional e/ou com a região onde o Grupo está inserido, a designação da iniciativa, data, horário e local de realização do Festival e o nome dos Grupos que vão participar parecem-me ser os elementos suficientes para constar no Cartaz e informar os eventuais interessados.

Quanto a mim, deve-se evitar colocar no Cartaz as fotografias dos Grupos que vão participar no Festival de Folclore. Estas, a maior parte das vezes, têm de ter um tamanho muito reduzido, quantas vezes são de fraca qualidade, etc., o que vai tornar o Cartaz esteticamente “feio”, nada atractivo.


<<<Página anterior +++ Página seguinte>>>
 

Também poderá gostar de ler sobre...
»» O que são e para que servem os Festivais de Folclore?
 

 
  Gosta da página? Partilhe!
Google

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster