[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Informações Técnicas Pub
Pub    
  Os "sítios" dos Grupos de Folclore na Internet - uma experiência (1)

Albino Teixeira Pinto Dias
elemento do Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Mafamude
Vila Nova de Gaia
e webmaster do respectivo site

Os “sítios” dos Grupos Folclóricos na Internet, genericamente designados por “sites”, assumem, na actual conjuntura dos desafios que se colocam à divulgação e informação de tudo quanto com eles se relaciona, uma importância fundamental que vai muito para além daquilo que é a função de divulgar e informar. É através deles, que muitos dos nossos emigrantes espalhados pelo mundo têm o único contacto visual com a terra em que nasceram e foram criados, dado que, apesar de um grande número de Juntas de Freguesias já terem o seu Site de Internet, muitas outras ainda não evoluíram até este patamar das tecnologias de informação, tirando partido das grandes vantagens que a Internet lhes pode proporcionar como elo de ligação com essas pessoas que, ao terem emigrado, levaram consigo apenas a saudade e a última imagem que lhes ficou na retina desse palmo de terra ao qual aspiram voltar.

Outra função que um Site de um Grupo Folclórico pode ter, não menos importante do que as já atrás referidas é, como todos sabemos, a capacidade de poder interagir com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, seja através do seu e-mail, do seu livro de visitas ou de qualquer outro formulário que permita o intercâmbio de comunicação.   

Nesta abordagem, mais importante do que a apresentação de dados estatísticos, importa, principalmente, dar o testemunho de uma experiência, a este nível, pegando no exemplo do Site do Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Mafamude – Vila Nova de Gaia, de que sou responsável, (por ser aquele que melhor conheço) fazendo um historial das repercussões positivas mais marcantes de que o mesmo beneficiou até hoje, através do seu Site na Internet. E, à luz dessa experiência, suscitar uma reflexão sobre de que forma os aspectos técnicos podem influir na maior ou menor consecução dos objectivos que se pretendem alcançar, à partida, com o Site de um Grupo Folclórico. O Site do Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Mafamude está divulgado do Portal do Folclore Português e encontra-se, actualmente, alojado no seguinte endereço: http://planeta.clix.pt/folclore-de-mafamude . Aparece, ainda, listado nos principais motores de busca portugueses, tais como o SAPO e o AEIOU.

Assim, para uma melhor sistematização dos assuntos em análise nesta abordagem, proponho que nos retenhamos nos seguintes conteúdos:

1) A importância da divulgação dos Grupos Folclórico através da Internet.

2) A importância do tipo de informação a divulgar e da necessidade da actualização constante do Site de um Grupo Folclórico.

3) Os perigos que um Site mal estruturado e de conteúdo duvidoso pode representar para a dignificação do Folclore Português.  


Página seguinte>>>
 

Intervenção apresentada no 1º Encontro Nacional de Folcloristas Internautas - Vila Real (Delegação do IPJ) 8.11.2003

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster