RANCHO FOLCLÓRICO DE S. PEDRO DE SOUTO
 

Inserido em plena região do Alto Minho, na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o concelho de Arcos de Valdevez tem riquíssimas tradições ligadas ao folclore, dignas de serem representadas com fidelidade, perseverando assim aquilo que de melhor faziam os nossos antepassados, quer nos trabalhos agrícolas, quer nas festas e romarias. No Alto Minho não havia desfolhada do milho ou espadelada do linho que não desse motivo para se dar um pezinho de dança e entoar algumas daquelas cantigas que toda a gente conhecia e sabia de cor. As festas e romarias do Alto Minho sempre foram verdadeiras manifestações de alegria, da parte do povo desta região, que se “apressava” em cantar e dançar a chula, o vira ou a caninha verde.

Fundado em Janeiro de 1981, o Rancho Folclórico de S. Pedro de Souto tem sido um dos legítimos representantes das danças e cantares, dos usos e costumes desta bela região do Vale-do-Vez. Fruto das recolhas efectuadas ao longo destes trinta anos de actividade, este Grupo tem consciência de apresentar no seu reportório aquelas que são as danças e cantigas mais típicas e genuínas do concelho de Arcos de Valdevez.

Os trajes que exibe são cópias fiéis daqueles que as nossas gentes usavam no início do século passado, pois os primeiros ranchos folclóricos terão aparecido em Viana do Castelo entre 1917 e 1920 isto, segundo o notável folclorista Abel Viana, embora o “movimento folclorístico” só terá atingido expressão nacional entre 1940 e 1960 quando vão aparecendo ranchos folclóricos por todo o país.

Dos trajes do Rancho Folclórico de S. Pedro de Souto salientamos o traje de noivos, o fato domingueiro ou de ver a Deus, o fato de meia senhora, o traje de festa, o de mercar (ou de feira), o de trabalho (ou camponês) e o de serrano. Como excepção, apresentamos um ou dois trajes vianenses para que a nossa Capital de Distrito possa fazer parte da nossa apresentação por terras longínquas. É que, este Rancho Folclórico tem percorrido, de norte a sul, todo o nosso Portugal e conta também com várias actuações no estrangeiro, nomeadamente na vizinha Espanha onde se deslocou por várias vezes, Andorra e em terras de França: em Bordéus, Paris e Versalhes.

Toda esta dedicação ao serviço da cultura e em prol do folclore e etnografia da nossa região vem sendo reconhecida pelas grandes manifestações de carinho por parte da comunidade local, nomeadamente por parte da Autarquia Arcuense que no dia 11 de Julho de 2009 atribuiu a este Rancho Folclórico a Medalha de Mérito Cultural, distinção que muito nos honra.

O Rancho Folclórico de S. Pedro de Souto tem os seus trabalhos de recolha editados em três gravações, ultimamente compiladas num CD que pode ser adquirido junto deste grupo folclórico ou em qualquer parte do país nas lojas discográficas.

Realiza, anualmente, no mês de Junho/Julho, o seu festival de folclore que tem contado com a presença de grandes grupos, dignificadores do folclore nacional.

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

CONTACTOS

Endereço Postal
Igreja - Souto
4970-689 Souto
Arcos de Valdevez

Contactos
933820646
964425499

E-mail
ranchodesouto@hotmail.com