ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA DE FOLCLORE DE PAÇOS
 

A Associação Cultural e Recreativa de Folclore de Paços (ACRFP) - Fafe foi fundada em 13 de Dezembro de 1991, tendo como objectivo dar continuidade às tradições e reviver os cantares e dançares do Baixo Minho, levando sempre consigo a alegria e o bom folclore.

Esta Associação tem um enorme leque de participações em Festas e Romarias da região, tendo também participado em diversos Festivais Folclóricos, e contando já com uma participação em França em 2002. Esta Colectividade tem cerca de 50 associados e neste momento está sediada no Antigo Edifício do Jardim de Infância desta Freguesia.

Lançou o seu primeiro trabalho discográfico em Julho de 2008, o qual se encontra ao dispor de quem o queira adquirir. No seu reportório constam músicas como: Cana Verde Nova, Vira da Nossa Terra, Cana Verde Velha, Ó meu Amorzinho, Chula, Ai Morena, Siga a Rusga, A Desfolhada, Roubada, Vira de Saída, Cana Verde Picada, Aí sim Amanhã Vou-me embora, Velho, Vira vai de Roda, Rosinha, Ramona, Bate Bate Mariquinhas, Pai da Ritinha, Vira de Cruz, sendo que 15 destas músicas encontram-se disponíveis no CD.

Destaca-se este Grupo de Folclore pelos seus diversos, ricos e trabalhados trajes, onde se destacam o de Ceifeira, Chamadeira de Gado, Domingueiros, Festa, Lavradeira, Noivos, e entre outros.

A ACRFP encontra-se aberta a acolher novos associados, tanto para dançar, como para o coro. Ainda é de frisar que se encontram disponíveis para actuações em qualquer local do país ou do estrangeiro.

A freguesia de Paços – Fafe, que continua a ser uma freguesia empenhada em preservar as tradições, usos, costumes dos nossos antepassados, acolhe a Associação Cultural e Recreativa de Folclore de Paços (ACRFP) desde a sua fundação em 13 de Janeiro de 1991.

Muitos se referem a esta freguesia como o miradouro de Fafe e muitos dizem que ao longe parece vila, pela sua altitude e pela óptima vista panorâmica que esta tem da cidade e de algumas freguesias do Concelho de Fafe.

Uma pequena freguesia, mas mobilizadora e com fortes tradições folclóricas e sempre pronta para ajudar o associativismo e a preservação da Cultura folclórica que se tem interiorizado ao longo do tempo.

Esta freguesia tem aproximadamente 3,8 km2 e 1.113 habitantes, e fica a cerca de 6 km da Cidade de Fafe, 15 km da cidade de Guimarães, 30 km de Braga e 60 km da metrópole do Porto.

Assim sendo, a ACRFP tem muito orgulho por fazer parte desta freguesia, que nos acolhe de uma forma tão humilde e hospitaleira e sempre pronta para receber todos aqueles que visitam esta terra por onde Camilo Castelo Branco também passou, mais propriamente na Quinta do Ermo.

Como diz uma das músicas deste Rancho Folclórico: “…Quem não conhecer Paços, não conhece Portugal, …

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

CONTACTOS

E-mail
acrfolclorepacos@gmail.com
ranchopacos@hotmail.com

Telefone
253506815

Facebook
www.facebook.com/acrfp