RANCHO FOLCLÓRICO DOS RECREIOS DA VENDA SECA
 

O Rancho Folclórico dos Recreios da Venda Seca foi fundado em 26  de Maio de 1989, e tem como principal objectivo: “recolher, preservar e divulgar o Folclore da zona saloia de Sintra”, para além de ocupar os tempos livres de crianças e jovem da localidade onde está inserido.

Durante a sua existência, o Rancho Folclórico dos Recreios da Venda Seca, tem actuado por todo o concelho de Sintra, a convite de Colectividades e Comissões de Festas, e por protocolo com a Câmara Municipal de Sintra.

Em sistema de permuta, tem levado o seu Folclore a todo o País, participando em Festivais de Folclore Nacionais e Internacionais.

Mantém em actividade cerca de cinquenta elementos, com idades compreendidas entre os nove e os setenta anos.

Canta e baila modas recolhidas na região, tais como: Choutice, Enleio, Bailaricos, Carreirinhas, Viras, Valsas e Mazurca, Picadinho, Tacão e Bico, Muro do Derrete, etc.

Traja como era costume nos finais do século XVIII e princípios do século XIX. Apresenta trajos de “Lavadeira”, “Carroceiro”, “Mordomos”, “Cavador”, “Lavradores abastados”, “Menina remediada”, “ Montar à portuguesa”, Ama de meninos”, “Leiteira”, ”Vendedeira de queijadas”,”Vendedora de ovos”, “De ir à feira”, etc.

Os adereços e utensílios são os da época que representa.

Em 1990, levou a efeito as 1as Jornadas de Folclore da Venda Seca. Tem participado em desfiles de trajos da região saloia, e actuou por três vezes na EXPO 98.

Participou na gravação de um CD-ROM de Ranchos da Região de Lisboa.

Organiza anualmente um Festival de Folclore infantil e outro Adulto, e está inscrito no INATEL.

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

CONTACTOS

Morada
 Recreios da Venda Seca
Rua Luís de Camões, nº9
Venda Seca
2605-180 BELAS

Telefone
Tel. 214316525
Adelaide Saraiva
Tel. 214312546
Tm: 963283985

E-mail
ranchofolclorico_rvs@hotmail.com