RANCHO FOLCLÓRICO FLÔR DO MONTEJUNTO
 

O Rancho Folclórico Flôr do Montejunto, situado no sopé da Serra do Montejunto, goza de 24 anos de existência. Nasceu de Marchas Carnavalescas que, em tempos, faziam passados grande furor nas pessoas da localidade de Cabanas de Torres e das localidades vizinhas.

Antes de mais, Cabanas de Torres, a localidade com maior altitude do concelho de Alenquer, tem como pano de fundo a Serra do Montejunto, com os seus pinheiros e moinhos de vento que devolvem a esta localidade uma paz interior que, em conjunto com as pessoas desta aldeia, a conferem e contemplam como uma das localidades mais belas e típicas deste concelho.
Após o Carnaval de 1983, os componentes da Marcha, conjuntamente com a Direcção da Montejunto Orquestra Clube, dão início aos ensaios, daquele que viria a ser designado como Rancho Folclórico Flôr do Montejunto.

No dia 24 de Junho desse ano, acontece aquilo que o povo de Cabanas de Torres mais motivos tem para hoje se orgulhar. Dá-se a primeira exibição em público deste Rancho. Dançaram 13 pares acompanhados por um saxofone-tenor, um trompete, um clarinete, um saxofone-alto, um bumbo e um tambor. Apadrinhou a primeira actuação do novo rancho o Grupo Etnográfico os SETE CASTELOS de São Domingos de Rana – Carcavelos.

Os trajes do Rancho Folclórico Flôr do Montejunto, ainda hoje inalterados, e inspirados nos usados nas Marchas Carnavalescas, compunham-se de: sapatos pretos, meias brancas, saia preta com barra vermelha e verde ao fundo, avental branco, blusa branca as bolinhas vermelhas, lenço com ramagens de vários tons – as senhoras. Os homens: sapatos pretos, meias brancas, cinta preta, camisa branca e barrete preto.

A primeira exibição deste Rancho, fora de Cabanas de Torres, ocorreu em Massamá. A partir daí foram vários foram os locais por onde este rancho passou e encantou.

Em 1986, o instrumental do Rancho foi modificado, adequando-se a matriz preconizada pela Federação Nacional de Folclore. Passaram a usar acordeão, bilha, reco-reco, ferrinhos, pandeireta e cana rachada.

O estandarte é constituído por pano vermelho, com 2 pinheiros verdes, símbolo do tecido florestal que envolve o lugar de Cabanas de Torres e em que está inscrito a cor branca RANCHO FOLCLÓRICO FLÔR DO MONTEJUNTO DE CABANAS DE TORRES – ALENQUER.

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

CONTACTOS

Morada
Rua da Nogueira, 5
2580-121
CABANAS DE TORRES
Telefone
263 790 768
Telemóvel
910 545 878
E-mail
r.f.flor.montejunto@gmail.com


Ver mapa maior