RANCHO FOLCLÓRICO HONRA E GLÓRIA DE ARRENTELA
 

O Rancho Folclórico Honra e Glória de Arrentela, inicialmente designado como “Grupo de Danças e Cantares de Arrentela”, nasceu da ideia de um grupo de jovens, por ocasião das Festas Religiosas da Freguesia, no dia 1 de Novembro, em honra de Nossa Senhora da Soledade, numa encenação alusiva às origens da festa “O grande terramoto de 1755”.

Fez a sua primeira apresentação pública no dia 26 de Maio de 2007, dia que passou a constituir a data de fundação. Depois de se ter procedido a uma renovação dos seus trajes, foi apadrinhado novamente por D. Olinda Ferreira e Sr. Jorge Pedro, em 15 de Julho de 2010.

O Rancho Folclórico Honra e Glória de Arrentela é constituído, aproximadamente, por 45 elementos, com idades compreendidas entre os 6 anos e os 80. Conta já com inúmeras actuações no seu historial.

Outrora a nossa Freguesia, pertencente ao concelho do Seixal, viveu essencialmente da faina marítima, bem como do trabalho dos campos, e da indústria, pois nela se vieram instalar algumas das fábricas que muito contribuíram para o desenvolvimento da Terra e do Concelho. Como as terras do concelho do Seixal ficam muito próximas de Lisboa, em tempos idos, deram sempre um grande contribuíram para abastecer a cidade de Lisboa, pois das nossas quintas de Arrentela bem como de todo o concelho, partiam barcos carregados de hortaliças, laranjas, azeite e algum vinho.

Hoje em dia, as populações de Arrentela, bem como as de todo o concelho, já não vivem do mar, mas nesta região estão instaladas algumas indústrias importantes para o concelho e mesmo para o país.

O Rancho Folclórico Honra e Glória de Arrentela representa o passado das terras do Seixal, acima de tudo a nossa Freguesia, com os seus trajes, as suas danças e os seus cantares.

Apresenta como Trajes: Ir-ver-a-Deus, Domingueiros, Média Burguesia, Pescadores, Varinas, Calafates, Moleiros, Carvoeiro, Romaria, Apanhadeira de Laranjas, Aguadeira, Corticeiro, Lavadeira, Ceifeira, Vendedora de Fruta, Crianças de Antigamente, entre outros…

No passado dia 2 de Janeiro de 2014 foi criada a Associação Cultural do Rancho Folclórico de Arrentela.

Aceitamos convites para Festivais de Folclore, Festas, etc. …, essencialmente através de permuta.

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

CONTACTOS

Morada
Rua do Campo da Bola , nº1
Complexo Desportivo do A.C.A
2840 - 369 Arrentela
Telemóveis
Nuno Mendes
(Presidente)
96 445 52 93
Gracinda Rodrigues
(Vice-Presidente)
96 567 48 19
E-mail
ranchohonragloriaarrentela@gmail.com