ASSOCIAÇÃO DANÇAS E CANTARES DE GESTAÇÔ
 

Contando já com muitos anos de existência, o Rancho Folclórico da Associação Danças e Cantares de Gestaçô é composto, na sua maioria, pelas pessoas que iniciaram as actividades de Folclore na freguesia de Gestaçô, elementos fundadores que conseguiram reunir um grupo de “dançadores e cantadeiras” para participar num cortejo de Nossa Senhora da Graça, em 1971.

Alguns anos depois, ocorria a ligação deste Grupo, inicialmente conhecido por Rancho de Quintela à Casa do Povo, com a Casa do Povo. Mas esta instituição não prestava todo o apoio necessário ao Grupo, e a sua paragem revelava-se, portanto, inevitável.

O Rancho acabaria por iniciar um novo ciclo de vida ligado a uma outra Associação. Com a mudança da Direcção dessa Associação, o Rancho Folclórico da Associação Danças e Cantares de Gestaçô, após alguns anos, viu-se forçado a parar a sua actividade. Os elementos que iniciaram as actividades de Folclore em Gestaçô não se resignaram e, dispostos a reavivar toda a tradição daquela freguesia, convidaram a Direcção da Associação Danças e Cantares de Gestaçô a dar continuidade a este Grupo, que é composto por cerca 50 elementos, sendo a Tocata composta por concertinas, bombo, ferrinhos, reque-reque, violas, pandeireta, violino. Também mostra os Trajes da sua região, que se situa entre o Douro e o Minho.

Foi graças ao esforço de todos os que nele participam e a motivação daqueles que nele acreditaram, que o Rancho Folclórico da Associação Danças e Cantares de Gestaçô gravou recentemente as primeiras músicas, que retratam toda a tradição, riqueza humana e cultural do povo de Gestaçô, e que dignificam o nome do concelho de Baião.

Gestaçô, freguesia do concelho de Baião, distrito do Porto, e situada entre as Serras do Marão e de Montemuro, com cerca de dois mil habitantes, é uma freguesia essencialmente agrícola,  onde se produz um dos mais apreciados Vinhos Verdes da região. A imagem de marca desta freguesia são as famosas bengalas feitas artesanalmente, e únicas no país.

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

CONTACTOS

Morada

Águas Mortas
4640-232 Gestaçô-Baião

Telefone

Presidente:
António Júlio Teixeira
Telemóvel
+351937550814

E-mail
adcgestaco@sapo.pt