Grupo Folclórico "Os Camponeses de Navais"

Grupo Folclórico "Os Camponeses de Navais"O Grupo Folclórico "Os Camponeses de Navais" nasceu em 1983 e, desde a sua fundação, tem desenvolvido a sua actividade etnográfica e folclórica respeitando, com grande rigor, os usos e costumes do Povo da Freguesia de Navais e do Concelho da Póvoa de Varzim.

Um dedicado trabalho de pesquisa etnográfica trouxe ao Grupo trajes característicos das diversas fainas ligadas ao Campo e à Festa.

As danças e as cantigas, essas nasceram da terra, como das "modas de terreiro" e os cantares de trabalho que são parte importante do reportório do Grupo Folclórico "Os Camponeses de Navais".

O Grupo Folclórico "Os Camponeses de Navais" tem participado em vários Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore, de Norte a Sul do País, incluindo a Região Autónoma da Madeira, e fez também algumas actuações no estrangeiro, nomeadamente, em França e em Espanha.

As danças mais características que apresenta são a Vareira, o Regadinho, a Chula Valseada, Amélia Tecedeira e o Malhão, encontrando-se as mesmas gravadas em cassete-áudio.

Os trajes são de Romaria, de Feira, de Trabalho, de Sargaceiro, de Lavradeira Rica, de Domingar e de Cerimónia.

O Grupo Folclórico "Os Camponeses de Navais" organiza, anualmente, um Festival de Folclore e um Encontro de Cantadores de Janeiras.

Está filiado no INATEL e é Membro Efectivo da Federação do Folclore Português.

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

CONTACTOS

Rua do Outeiro, nº9
4495-228 NAVAIS
PÓVOA DE VARZIM
 

E-mail
grupo.folc.navais@sapo.pt 

Tel./Fax (Sede)
 252 611 845

Presidente
Telem: 939063691