Rancho Folclórico Típico Madeirense do Morro do São Bento
 

O Rancho Folclórico Típico Madeirense do Morro do São Bento, foi fundado em 1975 por moradores do Morro de São Bento em Santos/SP, e da sua primeira Direcção fizeram parte portugueses oriundos da Ilha da Madeira e descendentes já nascidos no Brasil.

Tem como principais objectivos divulgar o Folclore e a Etnografia da Região Autónoma da Madeira, através de apresentações artísticas, nas quais apresenta danças, cantares e trajes características daquela região de Portugal, sem esquecer os valores históricos e humanos; promover um maior intercâmbio entre os Ranchos Folclóricos através de relações com instituições congéneres, e proporcionar periodicamente reuniões de convívio e partilha da família madeirense e luso-brasileira.

Os trajes que apresentam são típicos das diversas zonas da Madeira: Ponta do Sol, Campanário, Prazeres, Porto Santo, Gaula, Caniçal, São Vicente, Curral das Freiras, Ribeira Brava, sendo o mais característico o da Camacha.

A Tocata do Rancho Folclórico Típico Madeirense do Morro do São Bento é conhecida como a mais típica, tendo recebido já vários prémios na região. Conta com diversos componentes, a maioria portugueses e com instrumentos típicos da Ilha da Madeira como o Pau-de-Bicho, Pau de Bonecos, Rajão, Acordeão, Violino, Viola, Castanholas de Folhas, Bumbo, Reco-reco e Braguinha, que acompanham as vozes das cantadeiras.

Desde a sua fundação, este Grupo tem realizado diversas actuações, particularmente em iniciativas com entidades co-irmãs como, por exemplo: VILAS DE PORTUGAL DE SÃO PAULO, ELOS CLUBE DE SÃO VICENTE, GRUPO MINHOTO DE SÃO PAULO, ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS EM SÃO PAULO, GRUPO TRANSMONTANO DE SÃO PAULO, CASA DA ILHA DA MADEIRA EM SÃO PAULO, CASA DOS AÇORES EM SÃO PAULO, CASA DE VISEU NO RIO DE JANEIRO.

Também realizou apresentações: na cidade de Piracicaba no Estado de São Paulo, Festival de Música Popular de São Vicente, Festival do Folclore proporcionado pela Prefeitura de Santos, Festival do Folclore Português em São Paulo, Festa Junina "VIRA BRASIL VIRA PORTUGAL” no SESC Pompéia, Festa das Nações (a convite da Prefeitura do Município da Estância de Águas de São Pedro em São Paulo).

Nestes 36 anos de existência, o Grupo vem se mantendo regularmente às custas das contribuições sociais e de algumas doações, dado que o mesmo não tem finalidades lucrativas.

O empenho da Associação tem sido muito grande para manter vivo este Grupo de Folclore, e dar continuidade aos objectivos a que se propõem, colocando sempre a disposição e ajudando diversas entidades assistenciais e filantrópicas, entidades religiosas de toda a Baixada Santista com apresentações.

 

  Gosta da página? Partilhe!

 

 

CONTACTOS

Actual Presidente

Claudete Pereira de Souza

Contactos para
apresentações

Tels: (13) 3221-5582
/ 3021-7829

E-mail
rftmadeirense@hotmail.com