[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Sabia que.... Informações e curiosidades sobre os alimentos Pub



Maçã

A maçã é um dos frutos mais apreciados do mundo: além de 85% de água, contém 12% de açúcar, ácidos orgânicos, pectina, tanino, vitaminas B1, B2, PP, C, E e provitamina A.
Saber mais>>>>>
 
 
Pêra
Esta fruta, uma das mais importantes frutas de regiões temperadas, possui quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina ou B3, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso...
Saber mais>>>>>
 

Chícharo
O chícharo é um legume seco muito apreciado pelas gentes das aldeias serranas das beiras onde os solos são áridos e pobres e a abundância de rochas calcárias torna-os menos férteis.
Saber mais>>>
 

Castanha da Padrela
A castanha é um fruto de excelência em Portugal, em particular na região de Trás-os-Montes. A Serra da Padrela é o ícone desta castanha DOP, que está na origem de outra certificação regional...
Saber mais>>>

 

Citrinos do Algarve
Quando se pensa que também 'a Ocidente' não há nada de novo, no nosso reino 'al gharb' (a Ocidente), existem mais do que laranjas... É que toranjas, clementinas e limões são outros frutos igualmente certificados.
Saber mais>>>

 

Batata Doce de Aljezur
É rica em peripécias a lenda que ilustra a relação de Aljezur com a batata doce. Tão rica como a excelência do próprio tubérculo e a função alimentar que tem há séculos, e que fizeram desta vila da Costa Vicentina uma Indicação Geográfica Protegida.
Saber mais>>>

 

Presunto de Barrancos
Entre as 58 Denominações de Origem Protegida nacionais, o presunto de Barrancos é único pelo modo de produção e ainda mais pelo sabor…
Saber mais>>>
 

Azeitonas de Elvas
Há azeitonas e há as de Elvas. Essa pedem-se pelo nome. Ainda assim o pedido é injustamente redutor, pois Campo Maior também faz parte desta Denominação de Origem Protegida.
Saber mais>>>

 

 

Borrego de Montemor
O Marquês de Pombal incentivou a criação de gado merino. No Alentejo surgiram lãs finas e descobriu-se a delicadeza da carne de borrego em terras de Montemor.
Saber mais>>>

 

 

Ervas aromáticas
Dizem os historiadores que, desde o Paleolítico, o homem se habituou a procurar as ervas mais apropriadas para a alimentação, mas também para a cura dos seus males. As referências, primeiro em cavernas e, mais tarde, em documentos, são prova disso.
Saber mais>>>

 


Pub

 

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster