[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Gastronomia e Vinhos >> Carne Maronesa - DOP Pub
Pub    

 

Carne Maronesa - DOP
De um território de eleição, um sabor com tradição

 

Criados no Reino Maravilhoso, entre montes e vales profundos, os bovinos de Raça Maronesa coabitam em explorações sustentáveis e amigas do ambiente, na sua maioria de tipo familiar, onde os métodos ancestrais ainda perduram.

O gado alimenta-se do que a natureza lhe oferece: forragens, pastagens e culturas autóctones. É deste permanente contacto com a natureza que resulta uma carne saudável, suculenta, de coloração avermelhada-escura, de aroma simples e delicado.

Grelhada à posta ou assada no espeto, sempre com o mínimo de temperos, pois o seu carácter não carece de acrescentos, a carne destes animais é um verdadeiro deleite. É também apreciada em estufados e no tradicional cozido à portuguesa e usada como recheio dos típicos covilhetes de Vila Real.

A excelência da Carne Maronesa - DOP é resultado de um genótipo que a natureza selecionou ao longo de milénios e da perfeita associação entre a tradição e o saber-fazer das gentes transmontanas com os mais exigentes padrões comunitários de qualidade higio-sanitária e de segurança alimentar.

Submetido a rigorosos processos de controlo de qualidade, depois de devidamente identificado, certificado e rotulado, o produto final apresenta-se num “Mercado Especial” em meias carcaças ou desmanchado em porções específicas embaladas em vácuo. No mercado, o consumidor poderá encontrar carne de vitela, novilho ou vaca, três opções distintas com uma particularidade em comum: a qualidade certificada.

As condições de criação e abate são estritamente controladas por entidades competentes para que a carne chegue ao consumidor nas melhores condições e sem perder os seus singulares atributos originais, o seu valor nutricional e a subtileza do seu paladar.

Ao Agrupamento de Produtores de Carne Maronesa cabe-lhe o controlo do mercado e a gestão da marca Carne Maronesa - DOP, intervindo na fileira desde a recolha até ao abate dos animais. A certificação e controlo de todo o processo de criação até ao abate, embalamento e rotulagem da carne são garantidos pela Tradição e Qualidade (Associação Interprofissional para os Produtos Ago-alimentares de Trás-os-Montes).

Foi a Serra, a do Marão, altiva e robusta, que à raça lhe deu o nome. Mas a Maronesa habita fundamentalmente o maciço montanhoso do Alvão e a extensa plataforma planáltica da Serra da Padrela.

Actualmente, a zona de produção desta raça estende-se pelos concelhos transmontanos e durienses de Alijó, Mondim de Basto, Murça, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real, e, ainda, parte dos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Valpaços, Amarante, Cabeceiras e Celorico de Basto.

Fonte: Folhetos promocionais de www.carnemaronesadop.com e www.marones.pt

Mais informações>>>

  Gosta da página? Partilhe!

   

 

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster