[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
Pub
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» FESTAS E ROMARIAS Pub
Pub    
 

«As festas e romarias, tão caras à alma do nosso povo, crente e folgazão, têm uma função simultaneamente religiosa e social.

A elas afluem, de todas as partes por onde andam dispersos, os filhos da terra, para alimentar a fé que os liga à sua igreja e fortalecer as raízes que os ligam ao seu torrão natal.

Nelas se robustecem velhas amizades e se criam outras novas, embora, às vezes, se gerem também discórdias, porque o calor aperta e o vinho sobe à cabeça dos romeiros, o que felizmente se vai tornando cada vez mais raro.

Depois de satisfeitas as devoções e cumpridos os votos, vá de dar largas à emoção e à alegria, num convívio salutar e fraterno, com os parentes e amigos, cantando e dançando, no largo da igreja ou no recinto da ermida.»(*)

(*) Joaquim Alves Ferreira
in CANCIONEIRO - LITERATURA POPULAR DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO (5 vol)


Festas e Romarias de Portugal
 

 

 

 

 


 

Festas e Romarias em...

Datas móveis

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro
 

As Festas e Romarias são um traço típico da cultura popular e tradicional do nosso povo. Estas manifestações, extremamente numerosas e variadas, acontecem um pouco por todo o país, e fazem parte das tradições e memórias de um povo que luta para manter actual a cultura secular que lhe confere uma identidade muito própria.  

As Romarias são festas em honra de um santo patrono, que incluem simultaneamente duas dimensões que, mais do que se oporem, se complementam: a dimensão religiosa, com os seus aspectos mais característicos: o cumprimento das promessas individuais ao santo, a missa com o sermão solene e a procissão, e a dimensão profana, para a qual contribuem a feira (de gado e não só), com as características barracas de venda de artigos variados, de “comes e bebes”, assim como as diversões, a música e os bailaricos.

Festas e Romarias pelos concelhos de Portugal
» Festas nos concelhos do distrito de Vila Real
Trás-os-Montes e Alto Douro
» Festas no concelho de Ponte de Lima
Distrito de Viana do Castelo - Minho
» Festas no concelho de Caminha
Distrito de Viana do Castelo - Minho
» As Festas em honra de S. Sebastião
20 de Janeiro - concelho de Boticas - Vila Real
» Festas no concelho de Penafiel
Distrito do Porto - Douro Litoral

 

Poderá também gostar de ler...
» Festas Populares
Quando hoje ouvem falar em "festas populares", certos portugueses urbanizados terão em mente festividades como a romaria da Senhora da Agonia ou as festas de Santo António em Lisboa. A sua "cultura popular" é a das romarias, do artesanato e do romanceiro. A outra, a da telenovela, do futebol, da discoteca, do megaconcerto, do centro comercial e do hipermercado, é, consoante os casos, "cultura de massas" ou "cultura pop", ou então não merece sequer o rótulo de "cultura ".
» Romarias de Portugal
Chegou o Verão e com ele as festas e romarias que se realizam um pouco em todo o país, desde os grandes aglomerados urbanos que viram a sua festa crescer e atrair forasteiros aos mais recônditos lugarejos que reclamam a presença dos seus filhos muitas vezes emigrados em paragens distantes, mas sempre conservando na alma a devoção e o amor à terra que os faz regressa
» As Festas a Nossa Senhora dos Altos Céus e as danças tradicionais da Lousa, em Castelo Branco
Existem no concelho de Castelo Branco tradições bastante peculiares que permanecem desconhecidas da maioria do povo português. Tratam-se das Danças das Virgens, Danças dos Homens e Danças das Tesouras que se realizam no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Altos Céus que têm lugar na freguesia de Lousa, por ocasião do 3º domingo do mês de maio.

Enviar informações >>>

  Gosta da página? Partilhe!

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster