[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» DIVULGAÇÃO DE INICIATIVAS Pub

Pub

10ª Rota de Sabores Tradicionais em Évora  
 

10ª Rota de Sabores Tradicionais - Évora - Janeiro a Abril 2013

Vai realizar-se no concelho de Évora, até ao próximo mês de Abril, a 10ª Rota dos Sabores Tradicionais, com a participação de 44 restaurantes.

Esta iniciativa, promovida pelo município eborense, apesar de já estar a decorrer desde o início do ano, vai ter o seu arranque oficial no próximo sábado, 19 de Janeiro, com uma mostra de produtos locais na Praça do Giraldo, a verdadeira "sala de visitas" de Évora.

A Rota de Sabores Tradicionais visa promover a gastronomia tradicional alentejana como factor de identidade turística da cidade e da região. Ao mesmo tempo, vai permitir aos afortunados clientes dos restaurantes aderentes poderem apreciar alguns dos pratos mais típicos da região alentejana.

Os pratos apresentados pelos restaurantes que aceitaram aderir à iniciativa, neste mês de Janeiro, são confeccionados à base de carne de caça, seguindo-se o porco em Fevereiro, as sopas em Março e o borrego em Abril. A doçaria pode ser saboreada ao longo dos quatro meses do evento.

Os responsáveis pela Câmara Municipal de Évora justificam a aposta na gastronomia e vinhos por este ser o "segundo produto turístico mais procurado na cidade, logo a seguir ao património classificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)".

Com o objectivo de atrair mais pessoas aos restaurantes aderentes, o posto de turismo, localizado na Praça de Giraldo, oferece, ao longo dos quatro meses, vales com 10% de desconto sobre o valor dos pratos constantes da brochura da iniciativa.

Durante os quatro meses em que decorre a 10ª Rota de Sabores Tradicionais, estão ainda previstas muitas outras iniciativas complementares: uma mostra de vinhos, sopas, doces, licores e compotas, uma matança tradicional do porco, visitas guiadas, uma caminhada, o segundo festival do ovo e um almoço-convívio e solidário.

Se puder, não perca esta oportunidade única, e dê um salto até ao concelho de Évora. Vai ver que não se arrepende!

 

Ir para Índice>>>


   

 

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster