[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Confrarias Gastronómicas Pub

Pub

 

 

 

Confrarias Gastronómicas

 

»» Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira
Fundada em 30 de Abril de 2000. A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira, é uma confraria criada com fins socioculturais, para defender e preservar a cultura e as tradições gastronómicas da Região Autónoma da Madeira.

»» Confraria do Bucho Raiano
Fundada em 6 de Maio de 2009. A Confraria do Bucho Raiano tem como fins a promoção e confraternização referente à gastronomia da região de Riba-Côa, e em especial o Bucho Raiano, produzido e confeccionado de forma tradicional.

»» Confraria Conventual da Doçaria de Tentúgal
Fundada em 1 de Setembro de 2008. A finalidade desta Confraria consiste na Glorificação da Doçaria que, através da existência e permanência das freiras carmelitas calçadas no Convento do Carmo, contribuiu para a Elevação Social, Económica e cultural da Vila de Tentúgal.

»» Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga
A Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga tem como objectivos a investigação, preservação e a divulgação da Broa e do Bolo Negro de Loriga, nas suas principais características originais de confecção, bem como de todo o património gastronómico loriguense de que estes produtos são genuínos representantes, contribuindo para o incremento do processo económico inerente à sua produção e comercialização, assim como de todas as manifestações de natureza paisagística, ambiental, arquitectónica, etnográfica, folclórica e cultural decorrentes dessa secular actividade

»» Confraria da Cereja de Portugal
Fundada em 2006. Tem como principais objectivos: divulgar, promover e defender as Indicações de Origem Protegidas dos produtores nacionais de cereja. Actuar junto das comunidades regionais dinamizando eventos de cariz tradicional ou promovendo iniciativas inovadoras em proveito daquelas comunidades. Promover a valorização dos seus associados no que respeita à aquisição e aprofundamento de conhecimentos sobre a produção, conservação e comércio da cereja. Estabelecer relações ou parcerias com outras entidades públicas ou privadas.

»» Confraria da Chanfana
Fundada em 22 de Agosto de 2001. Preservação e Promoção da Chanfana, potenciar a cultura gastronómica como, também, contribui para a certificação deste prato, de origens tão remotas.

 
 
 
  Gosta da página? Partilhe!

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster